11 de março de 2017

TUDO MUDA QUANDO NOSSAS ATITUDES MUDAM


TUDO MUDA QUANDO NOSSAS ATITUDES MUDAM
Toda semana participo de uma maratona de esportes, em especial, toda terça e quinta-feira jogo vôlei com meus amigos do trabalho, sexta-feira jogo futebol com os amigos da igreja e quando tem jogo de basquete no sábado com o pessoal do bairro, jogo também e algumas situações me chamaram muito a atenção e gostaria de compartilhar minha observação sobre algumas atitudes negativas das pessoas.
Pratico esportes regularmente desde meus 12 anos (hoje tenho 34), quando descobri que tinha aptidão para o basquete e isso acabou influenciando e me motivando a praticar outros esportes, como o futebol, basquete e vôlei do qual acabei virando um dos atletas mais proeminentes da pacata cidade de Campo Limpo Paulista em meados anos 90, onde conseguimos disseminar o basquete em duas escolas (Georgina e Victor).
Na quinta, enquanto jogava vôlei, meu amigo e xará, tentando fazer graça, toda vez que eu errava ficava me criticando só para eu brigar com ele, e lhe dei realmente uma bronca, pois se estávamos no mesmo time tínhamos que torcer e motivarmos uns aos outros pelo bem do time para que pudéssemos alcançar êxito no resultado final (e foi exatamente isso que aconteceu).
As pessoas podem dizer o que quiserem de mim, mas algo nunca, repito, NUNCA, poderão dizer que tenho um espírito de derrotado, muito pelo contrário, acredito sempre que é possível vencer em toda e qualquer adversidade, basta querer e lutar para que isso ocorra.
E foi até engraçado, pois foi mudar a atitude dele que o time como um todo também mudou, e foi além, mudou o time adversário que começou a se desestruturar diante da nova postura do time, o ambiente ficou todo favorável em nosso favor e isso é o que chamo LIDERANÇA.
Na sexta-feira, foi quase a mesma coisa, mas a coisa era mais em baixo. Começamos uma campanha de 3 vitórias seguidas, e perdemos com dois gols feitos na sorte, mas o time em si tinha jogado muito bem, então ninguém reclamou daquela derrota. Quando fui para o outro time, o clima já era meio fúnebre, pois tinham perdido 3 jogos seguidos, ganhado um na sorte e perdido outro, mas na verdade eles estavam perdendo para eles mesmos.
Quando entrei, ninguém tocava para ninguém, todo mundo reclamava de tudo e todos, um ambiente extremamente negativo, foi então que decidi mudar a postura do time, perdemos dois jogos, porém chamei a atenção de todos dizendo: "Sei que é uma brincadeira, mas não vim para perder, ou vocês mudam a postura, ou simplesmente vão ficar emburrado por causa do resultado".
Meio que num passe de mágica o clima mudou, não foi fácil, pois parecia que nem mesmo a sorte queria nos ajudar, mas continuei dizendo que era uma questão de pontaria, até que ganhamos a primeira e a segunda e depois ficamos revesando entre ganhar uma e perder outra, mas o time em si era competitivo daquele momento em diante, houve uma verdadeira revolução motivacional dentro deles, trazendo assim um sentimento novo.
Albert Einstein diz: "É loucura querer resultados diferentes fazendo a mesma coisa". Essa é uma verdade que todas as pessoas têm que se deparar na vida quando buscam novos resultados, pois é muito fácil reclamar pelos resultados negativos pois elas fazem parte do negativismo, pois isso é o que chamamos de "se identificar".
Com certeza você já viu pessoas que chegam ate você pedindo um conselho, e quando você o dá e não lhe agrada, ela procura alguém que vá dizer exatamente o que ela quer ouvir, o que normalmente a faz quebrar a cara.
Durante o jogo, uma coisa que o adversário disse me chamou muito a atenção: "cadê o cara que fica falando que vai dar tudo certo? traz ele de volta para o nosso time". É claro que fiquei imensamente feliz e orgulhoso que minha atitude estava produzindo um efeito positivo na equipe, o que aconteceu também no vôlei, já que eu e o Rafa começamos a nos cumprimentar pelos lances em vez de ficar reclamando.
Então invista na positividade, não se permita ser um derrotado por causa de resultados passados, tudo é possível quando agimos para produzir os resultados que desejamos
1º - A vitória começa dentro de você;
Quando você joga ou faz algo, primeiro começa dentro de você e depois se reproduz no mundo físico, é uma exterioração de tudo o que você é, então, se você é vencedor por si só, será um vencedor em suas atitudes, lembrando que perder faz parte do jogo, ser um derrotado não.
2º - Motive as pessoas a enxergarem a vitória junto com você;
Assim como no esporte, a vida é feita junto com outras pessoas em equipe, todos são importantes, por exemplo: sou o atacante, porém, se não tiver alguém que faça a bola chegar em mim redondinha para eu só empurrar para dentro da forma mais fácil possível, então acabo sendo mais um cone em campo, porque no esporte todos são importantes no esquema tático.
3º - O time (coletivo) é sempre mais importante que o indivíduo;
O grande mal das pessoas que estão em uma equipe é acharem que são mais importantes que o conjunto, o que é um grande engano, pois indivíduos em um grupo são sempre dispensáveis pelo bem do coletivo, pois o talento é importante, mas o trabalho duro em equipe vence e anula um indivíduo talentoso.

Nenhum comentário: