O PODER DE VENCER AS ADVERSIDADES
Desde que o mundo é mundo e o homem é homem existem as adversidades e é impossível viver sem elas, é algo inerente ao homem e ao seu próprio crescimento como um ser, é até engraçado falar nisso, pois já fiz diversos aconselhamentos em que as pessoas buscam na vida coisas absurdas e inalcançáveis, sem elas entenderem que não é o fato de viver enfrentando adversidades que a felicidade não existe, muitas vezes a sua felicidade está em vencer as adversidades, pois toda luta tem suas recompensas.
E o mais interessante nesse fator é que vencer uma adversidade não necessariamente algo baseado na força em si, existem muitas forças de vencer as adversidades, mas provavelmente uma característica que toda pessoa que vence uma adversidade é a Resistência, pois existem momentos que simplesmente você tem que aguentar pacientemente a tempestade passar para agir, porque se agir durante o "temporal" pode sofrer diversos danos.
O poder de vencer as adversidades é conhecimento e bem difundido com "Resiliência", porém, resiliência é um conjunto de fatores que fazem com que as vençam, não é uma característica única, mas diversas qualidades que juntas forjam um indivíduo resiliente, o que é na verdade o foco principal desse texto, te ajudar a entender que nem todas as adversidades se vencem da mesma forma.
1- É PRECISO TER FOCO;
Durante um momento de adversidade a primeira coisa que perdemos é o foco, pois parece que acontecem tantas coisas ao mesmo tempo que você não sabe para onde olhar e o que enfrentar primeiro, então foca em algo (te aconselho a começar pelo mais fácil) e enfrenta uma de cada vez, e entenda que a pressa pode atrapalhar tudo, então, faça tudo com ordem e decência para que o que foi vencido não volte a se tornar futuramente outra vez uma adversidade.
2- É PRECISO VIVER ESTRATEGICAMENTE;
Muitas das lutas que vivemos é fruto das consequências do que nós mesmos causamos, não adianta chorar, reclamar, ela está lá e precisa ser vencida, de que forma? Aí depende, algumas vezes é preciso muito esforço, em outras resistência, paciência, confiança, motivação etc. A grande verdade é que temos que nos moldarmos para entendermos o que a situação exige de nós, depois sim, fazermos com que ela seja vencida da forma que exija a melhor maneira.
3- É PRECISO SEMPRE FAZER O MELHOR;
Vince Lombardi, o lendário técnico de Futebol Americano diz algo que vem bem a calhar "Não existe pessoas perfeitas, mas podemos treinar para sermos pessoas excelentes". É claro que você conhece (ou é) pessoas perfeccionistas, e o grande problema dos perfeccionistas é que em muitas situações eles sofrem por não alcançarem determinados resultados, o que na vida é plenamente comum, pois alguns fracassos acontecem quer queira quer não queira, como reagimos a isso é o que nos faz sermos pessoas vencedoras.
4- É PRECISO SEMPRE SE LEVANTAR MAIS DO QUE CAIR;
Um bebê cai muitas vezes até aprender a realmente caminhar, mas o interessante é que ele não aceita viver no chão, porque olha para os pais à sua frente em pé e quer fazer o que eles fazem, nós deveríamos ter o mesmo foco, pois cair faz parte de qualquer aprendizado, se levantar quer dizer que você deseja realmente aprender a vencer o que te fez cair, é simples lógica.
5- É PRECISO PENSAR COMO VENCEDOR PARA VENCER;
Talvez a lição mais dolorosa de todas, mudar seus pensamentos para poder conseguir mudar suas atitudes. Acho algo muito legal e positivo no cristianismo o "batismo", que significa "nascer de novo", uma segunda oportunidade do indivíduo começar do zero e tentar ter uma nova vida, porém, o que muitas pessoas não entendem é que o principal batismo é o da mente, pois você entende que nasceu de novo, mas deve agir como uma nova pessoa, pensar como uma nova pessoa, buscar novas experiências que te façam obter outros resultados, é aí que as pessoas se perdem no meio do caminho, não permitindo vencer adversidades, pois querem vencê-las com atitudes que já foram derrotadas, o primeiro lugar em que a vitória é conseguida é na mente, depois sim você consegue fazê-la se tornar realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário