30 de junho de 2015

TRATAR COM IGUALDADE A TODOS É SER INJUSTO COM MUITOS

TRATAR COM IGUALDADE A TODOS É SER INJUSTO COM MUITOS


Talvez muitos pensem que tratar com igualdade as pessoas é ser justo, a resposta para isso: 
"Não é verdade". 
Em Direito há um Princípio chamado "Princípio da Isonomia das Partes", que se refere ao tratamento igualitário entre seus pares iguais à eles, e de forma proporcional entre os desiguais.
Existe uma história que diz muito sobre isso:

Com a morte do Leão, então rei da selva, decidiram fazer um campeonato para saber quem seria o novo "rei da selva".
Se candidataram ao posto 01 macaco, 01 peixe em um aquário, 01 elefante e 01 cobra.
Muito se falou como seria um teste justo, só sabiam que todos teriam que fazer o mesmo teste para provarem entre eles quem seria o melhor.
Eles escolheram um pinguim para ser o juiz, do qual pensou bastante sobre um teste muito difícil (olhando apenas a sua realidade), então disse:
- O teste será subir naquela árvore, quem subir primeiro será o novo rei da selva.
Nesse momento, somente o macaco sorriu diante do desafio.

O que essa parábola quer dizer? Nem sempre o termo "igualdade" quer dizer ser justo com as pessoas, e o que vale mais? Ser justo ou tratar à todos de forma igual?
Se puder escolher, escolha ser justo, algumas pessoas precisam de mais atenção, outras não, eu mesmo, tenho uma tremenda dificuldade em matérias exatas, até hoje não aprendi a achar o "X", já em matérias humanas e relacionamento interpessoal tenho facilidade, agora, se vamos tratar a todos de forma igual, todos saem perdendo.
O líder precisa entender a necessidade real de cada liderado, saber o alcance de suas ações, suas qualidades e defeitos e investir nisso.
O que vejo em muitos líderes é o prazer em mostrar as fraquezas de seus liderados, mostrar que ele é melhor por estar na posição de guiá-los, na verdade, trabalhar dessa forma é dar um tiro no próprio pé, cada pessoa é única, tem suas qualidades (que devem ser aprimoradas pelo líder para que ele possa render cada vez mais) e suas qualidades (que devem ser trabalhadas da forma certa, para que elas não sejam superiores às suas qualidades). Lembrando que quanto mais valorizamos nossas qualidades, mais motivados estamos para fazer cada vez mais e com muito mais qualidade.
Entenda que sua liderança é espelho dos seus resultados.

19 de junho de 2015

PARTIDA DE BEISEBOL


PARTIDA DE BEISEBOL
(JOHN C. MAXWELL)

Um homem parou para assistir a um jogo de beisebol da Little League.
     Ele perguntou a um dos jogadores no banco:
     - Quanto está a partida?
     - Estamos dezoito pontos atrás – o garoto respondeu.
     - Bom – observou o homem – tenho que admitir que você não parece desanimado.

      - Desanimado? – disse o garoto surpreso. – Porque a gente deveria estar? A gente ainda não pegou no bastão...

18 de junho de 2015

O LÍDER É O EQUILÍBRIO DO SUCESSO DE SUA EQUIPE


O LÍDER É O EQUILÍBRIO DO SUCESSO DE SUA EQUIPE


Um líder equilibrado é aquele que tem sem o controle de sua equipe em suas mãos, ele não é bonzinho, e também não é o chato mandão, é aquela pessoa ponderada que sabe cobrar sem humilhar, sabe motivar sem precisar chantagear, não precisa demonstrar o poder que tem, pois suas atitudes demonstram a autoridade que dele irradia.
A pior coisa que existe é um líder que precisa demonstrar a qualquer custo que ele manda, esse tipo de liderança desmotiva qualquer pessoa.
Trabalhei em um lugar e sempre adoravam usar uma frase chave para o fracasso de qualquer empreendimento:

     "Você não é insubstituível..."

Talvez não seja mesmo. Provavelmente se procurar no mercado encontre pessoas com as mesmas características para trabalhar ao seu lado, mas temos que entender que todo ser humano é único, e por ser único é sim insubstituível, ninguém pode ocupar seu lugar e sua história, mesmo que faça as mesmas coisas.
Existe uma história em que os presidentes das empresas de pasta de dente se reuniram para tentarem achar uma solução para o aumento de vendas, ninguém chegou a uma conclusão, até que o mordomo que servia café pediu para seu chefe dar uma ideia que lhe veio à mente: - Porque não aumentam a boca do tubo, sendo assim, sairá mais...
Provavelmente aquele mordomo não virou presidente de uma empresa por ter tido a ideia, mas com certeza foi bonificado ela ideia, porque exatamente isso que as empresas fizeram, usaram a ideia do menor da escala hierárquica naquela sala.
Agora imagina se o presidente que lhe deu ouvidos dissesse: - Fica na tua e serve seu café... ponha-se no seu lugar... (abaixo de mim).
A função do líder é levar a equipe ao topo do mundo, não existe liderança se caminharem ao fracasso, o líder é aquele que leva o grupo ao melhor lugar, é aquele que faz todos, sem exceção, desfrutarem do sabor da vitória.
O gerenciamento de uma equipe é o fator principal para todos entenderem qual a sua função, e ser motivado a alcançar o objetivo é função do líder, ele precisa ser aquela pessoa que nos momentos difíceis tem a palavra certa, nos momentos gloriosos sabe administrar o ego das pessoas talentosas da equipe.
Quando estava no colegial, a classe fez um time e me deixou de fora do campeonato, é lógico que fiquei chateado, então, montei minha própria equipe e fiz uma estratégia, mas acima de tudo, deixei claro que TODOS eram importantes para o sucesso da equipe, não vencemos, mas fomos os vice-campeões, o que foi uma grata surpresa para todos, principalmente para o pessoal da nossa sala, que nos deixou de lado considerando-se superiores.
Se todos da minha equipe não fosse importantes jamais teríamos obtido resultados positivos, eu não era o melhor do grupo porque montava as estratégias e fazia os gols, era uma peça importante, tão importante quanto o goleiro, tão importante quando o zagueiro etc.
Minha função como líder era saber equilibrar o sentimento de todos, talento não vence campeonatos sozinho, talento é a cereja do bolo, deixa a conquista mais bonita e não mais importante, o esforço deixa a conquista se considerada importante, provavelmente todos que participaram daquela equipe contarão para seus filhos que um dia montamos uma equipe com os excluídos e chegamos muito além de onde achavam que chegaríamos, e todas as vezes que dizem que não posso alcançar meus objetivos lembro daquela equipe.
O líder não é melhor porque comanda, e nem o talentoso porque faz a diferença, todos são peças importantes para o processo como um todo, um líder arrogante coloca os sentimentos das pessoas para baixo, não gerando motivação, sem assim, garantindo um resultado insatisfatório, uma equipe sem um líder que a acompanhe garante a bagunça, não tendo assim a organização necessária para virar um jogo caso comece negativo, o líder e sua equipe precisam estar na mesma linha da balança, pensarem juntos, sentirem a mesma sensação, olharem para o mesmo objetivo... isso é o sucesso.