VENÇA A SÍNDROME DO "EU TENHO SEMPRE RAZÃO"
Um grande mal que nos acomete durante a vida é achar que estamos sempre certo e ninguém além de mim tem razão, esse mal entra em muitos casamentos, empregos, relacionamentos, amizades, família, igreja etc. É importante entender que ninguém está "sempre" certo, Deus em Sua infinita sabedoria jamais faria algo tão estúpido assim, até mesmo porque todos nós em um determinado momento da vida temos professores e mestres que nos marcam profundamente, e se você parar para perceber, eles em nenhum momento foram egoístas conosco, nos ensinaram com humildade para que com humildade pudéssemos ensinar no futuro e acima de tudo, continuarmos aprendendo, seja ele com palavras, com atitudes e acima de tudo, com os próprios erros.
Errar é um processo natural para o crescimento humano, quer dizer, quando você aprende com ele traz crescimento, senão será sempre a mesma pessoa teimosa que insiste em querer resultados diferentes focado nos mesmos erros de sempre, então, é preciso mudar o círculo vicioso em que você se encontra e saber entender que errar é normal, aprenda com ele e evolua.
Tenho certeza absoluta que nenhuma pessoa no mundo recebe à mais no salário por "produtividade de razão", se existe desconheço, mas já vi muita gente ser mandada embora por não assumir os erros e se afogar com suas "razões", não só em emprego, perder amigos, estragar relacionamentos, casamentos e por aí vai. Ter razão sobre algo pode ser encarado como uma faca de dois gumes, pois só existe uma verdade, mas razão existem três, a minha, a sua e a razão real.
É óbvio que em determinados momentos temos a razão sobre algo, mas acima da razão temos que sempre estar envolvidos com a verdade, sei que não é fácil cometer erros, mas alguns erros são necessários para que nossos sonhos tenham longevidade, um exemplo disso? Michael Jordan, que após ser cortado da equipe de basquete no ginásio chorou a noite toda trancado no quarto, sua mãe desesperada queria entrar e confortá-lo e o que ele disse? - Me deixa aqui e sentir isso para eu nunca mais me esquecer como é fracassar, porque a partir de amanhã jamais quero sentir isso novamente. Bem a história você já deve conhecer e os frutos sobre o que ele fez no mundo esportivo.
Eu sempre tive envolvido com boas lideranças (e agradeço muito aos muitos professores e mestres que estiveram ao meu lado), e isso se manteve por mais de quinze anos, quando tive meu primeiro fracasso, do qual eu não era responsável pelas decisões (o que triplicou minhas frustrações), tive apenas duas saídas, ficar ali chorando de remorso pelas decisões alheias terem dado erradas e eu não ter alcançado meus objetivos (sabendo que poderia ter feito diferente), ou mudar e recomeçar de forma mais inteligente e com pessoas que me ajudariam a alcançá-los, é uma questão de perspectiva, você sempre tem uma saída mesmo que tudo tenha dado errado.
Uma das coisas que mais me chama a atenção no nosso século é o dinamismo com que as coisas acontecem, então, erros acabam potencializando os acertos futuros, nunca é fácil errar, se você caiu, se levante em vez de ficar apegado à pedra que te fez cair, remorso só nos faz perder tempo, e particularmente não resolve absolutamente nada.
Meu filho está em uma fase que quer as coisas e quando não consegue chora, vamos dar um exemplo, se ele pede água eu dou, ele não precisa chorar, mas se ele pede um brinquedo e quer ficar batendo na parede atrapalhando o descanso do vizinho, sou obrigado a tirar dele o que o faz chorar querendo o brinquedo de volta e explico que se ele bater de novo será tirado o brinquedo novamente, se ele não faz a mesma coisa não tiro o brinquedo porque cumpriu com sua palavra, se desobedece tem seu castigo e fica sem o brinquedo por um tempo. Ele pode chorar, espernear etc etc (coisas que todo pai sabe que filhos fazem), até ele entender que aquilo não vai resolver o problema e que não tenho dó, fica sem o brinquedo.
A vida segue a mesma regra, alguém pode ter te magoado e você tem toda a razão de se sentir triste por causa disso, mas saiba que se a outra pessoa não entender que está errada nada vai mudar, seu choro vai ser apenas um mero divertimento para ela, então saiba mudar diante das circunstâncias, saiba assumir seus erros e aprender com eles, saiba ouvir as pessoas, (por incrível que pareça) elas também sabem fazer as coisas e vai ser muito mais fácil alcançar seus objetivos se você caminhar com pessoas que te ajudam a corrigir seus erros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário