MOTIVAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE
Crise, como muitos sabem é: "uma mudança brusca, que causa efeitos imediatos ou iminentes em algo ou alguém," sendo assim, crise é algo temporário, passageiro, tem tempo para terminar, desde que estejamos conectados com a fórmula da motivação que nos faz superar qualquer crise.
Como qualquer obstáculo que a vida nos trás, a crise também existe para ser vencida, e para vencê-la podemos usar ferramentas imprescindíveis que são:
1- PLANO SIMPLES; Ter um plano simples é plenamente necessário em uma situação de crise, até mesmo porque você não tem tempo para ficar fazendo muita firula, precisa ser algo dinâmico, pronto-emprego, como dizem, tem que ser feito para ontem.
2- METAS E OBJETIVOS; Como qualquer plano, é preciso saber ONDE quer chegar e COMO irá fazê-lo.
3- LIDERANÇA; Todo plano, por mais simples que seja, é preciso ter alguém para direcionar e motivar as pessoas a alcançarem esses objetivos.
4- MOTIVAÇÃO: Óbvio, é preciso sair da zona de conforto, fazer seu corpo e sua mente lutar e brigar para alcançar seus objetivos.
5- RESPOSTA RÁPIDA; Na crise não há tempo a perder, precisa ser dinâmico, pensar rápido, mas acima de tudo, agir rápido para que não seja escravo das sobras que os outros deixam em momentos difíceis.
6- AVALIAR OS RESULTADOS; É claro que alguns passos durante o processo podem não ter dado certo, ou podem ser melhorados, avalie cada meta alcançada, e as que não foram e estabeleça um novo plano de ação e refaça todo o processo.
Como a crise é uma situação adversa, é lógico que dá para nos blindarmos e não passar a vivê-la na íntegra, existe uma história de Albert Einstein que fala muito bem sobre isso:
"Um dono de uma barraca de Cachorro quente recebeu seu filho que tinha chegado da capital e disse que tinha uma grande crise que estava chegando, o dono da barraca para cortar custos comprou pão menor, salsicha mais barata, codimentos de menor qualidade, coincidentemente, a farta clientela percebeu a decaída da qualidade do lanche e foram comprar em outro lugar, até que não tinha mais clientes, enfim, a crise chegou para aquele comerciante..."
Para vencermos uma crise é preciso blindar inicialmente três áreas essenciais em nossas vidas:
1º) NOSSOS OLHOS: É importante não ficarmos olhando para as coisas ruins que estão acontecendo, não é porque algo está acontecendo com um vai acontecer com todos, isso não é regra, se quiser tomar uma decisão importante, decida não participar da crise e olhe para outros objetivos mais importantes.
2º) NOSSOS OUVIDOS: Da mesma forma que nossos olhos, nossos ouvidos são um receptor muito sensível, então, não acredite em tudo que ouve, estude, analise, critique, veja se aquilo realmente cabe à você, é preciso entender que enquanto uns estão em crise, outros estão aproveitando as oportunidade que dela decorre.
3º) NÃO FALE COM ELA: Existem ainda aquelas pessoas que gostam de criar intimidade com a crise, virar amigos, ficar com ela, conversar somente sobre ela, se cerca de todas as formas para que tenha alguém a quem culpar sobre seus fracassos, então, cerque-se de pessoas que possam conversar sobre coisas boas, estratégias, liderança, humor etc.
É claro que toda crise traz algo de bom também, tudo depende da forma como você a encara, e existem três coisas boas a grosso modo que a crise nos deixa de herança quando a vencemos:
UMA FONTE RICA DE OPORTUNIDADES:
Diferentemente do que as pessoas cogitam, o maior índice de troca de empregos para melhor está em um período de crise, pois a primeira fase de cortes em uma grande empresa está nos cargos mais altos, com esse corte, surgem novas vagas que acabam ficando com pessoas tão competentes abaixo deles.
UMA FONTE RICA DE CRIATIVIDADE:
A crise nos força a pensarmos fora da caixa, de forma das quais em situações normais ficaríamos no doce aconchego do que já conquistamos, mas ao se ver afrontado por ela, nos força a criarmos estratégias diferenciadas.
UMA FONTE RICA DE FORÇA:
Assim como em uma academia, que para se fortalecer é preciso levantar peso sobre peso, na vida, a crise nos fortalece, nos deixa moralmente fortalecidos, convictos que podemos vencer qualquer coisa.