VENÇA OS LIMITES DO SEU CORPO
No segundo semestre do ano passado (2015), minha esposa me deu duas camisas, uma social e uma de flanela quadriculada estilo caipira, eu as achei lindas, afinal, sou um caipira assumido do interior, só que tinha um probleminha, eu tinha engordado alguns quilos e ela tinha comprado as camisas com os números que sempre tinha usado, e a primeira coisa que ela falou foi: - não tem problema, amor, depois eu troco. Mas pedi para ela não trocar, fiz uma promessa para mim mesmo que iria usá-las, afinal, não eram as camisas que estavam erradas, era o meu corpo.
Ao controlar um pouco mais minha boca, em um mês perdi 9Kg e a camisa já começou a servir, AINDA não está perfeita, mas já deu para vesti-la sem dificuldades.
Isso me ensinou alguns princípios básicos sobre o meu corpo:
1º) SE EXISTE ALGO ERRADO, NÃO ADAPTE-SE AO ERRO;
Nossa mente está acostumada a encarar um desafio e procurar atalhos, meu corpo era resultado de um descuido meu, eu precisava resolver aquilo, afinal, pesei por quinze anos 80 kg, depois de 8 anos sem zelo cheguei aos incríveis 115 Kg, se eu deixo de me consertar agora, pode não ter mais volta quando chegar a 150/200, pois erros tendem a somente piorar com o tempo.
Primeiro perdi 15 Kg e estacionei por alguns meses nos 100/102Kg (o que já era um extraordinário avanço), até que no começo de Dezembro ao pesar 105 Kg coloquei uma meta, voltar a pesar 80, no máximo 85, e essa semana cheguei a 96 Kg (os 9 relatados anteriormente).
E algo que estou achando incrível é que não está sendo sacrifício algum, muito pelo contrário, só tive que me vigiar na alimentação, não fiz nenhum exercício físico nem nada para potencializar (por enquanto), o que será o foco na segunda metade do programa que fiz para perder peso.
2º) PROGRAME-SE E MANTENHA-SE FIEL ÀS ETAPAS;
Vencer desafios é uma questão de disciplina, pois há vitórias, derrotas e empates durante todo o processo, então qual está sendo minha rotina, me disciplinar e ficar todo dia supervisionando meu processo, caso eu veja que estacionei em um número, ou aumentei, no outro dia diminuo, então todo santo dia me peso comemorando os avanços e me alertando caso haja retrocessos.
A grande questão é que é mais difícil perder do que ganhar, é mais prazeroso ganhar que perder, é uma balança que se equilibra entre suas vontades, necessidades e costumes, se isso não estiver em total harmonia, dificilmente você terá resultados positivos.
3º) PROBLEMA NÃO SE RESOLVE SOZINHO;
Às vezes romantizamos muito os problemas achando que ele um dia se cansará de nós e irá embora, ou até mais costumeiro, achando que Deus vai se compadecer de seus erros e fará você emagrecer do dia para a noite, mal sabem eles que Deus é Justo, afinal, ele não tinha sido convidado para comer minhas pizzas, porque seria obrigado a resolver os problemas que dela decorreram? Mas não, se eu não mudar o que está errado ficará lá, acumulando gordura, trazendo resultados negativos o tempo todo, então, se existe um problema em seu corpo não deixe ele crescer até uma situação crítica, problema resolvido é é vida sem stress.
Partindo desses princípios básicos chegamos à conclusão que toda ação tem uma reação, seja ela boa ou má e nosso corpo corresponde a elas de acordo com nossas convicções, então é preciso ter paciência e perseverança, nem todo resultado positivo é imediato, é um caminho que se percorre focado no futuro, mas muitos resultados negativos são imediato, Waren Buffet disse uma vez que demora vinte anos para construir uma reputação, mas leva-se cinco minutos para perdê-la.